CIGARRO??? VOCÊ SABE QUEM É???
Quando um cigarro é aceso algumas substâncias são inaladas pelo fumador e outras difundem-se pelo ambiente. Essas substâncias são nocivas à saúde.
O fumo do cigarro é constituído por quase 5 mil substâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substancias.
Nicotina - considerada droga pela OMS é uma droga psicoativa e é responsável pela dependência do fumador. Atua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química.
Monóxido de Carbono (CO) - diminui a quantidade do oxigénio no sangue. Alcatrão: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores
Fonte: www.minerva.uevora.pt
INGREDIENTES DO CIGARRO
Acetato de Chumbo: Cancerígeno que se inalado ou ingerido atrapalha no crescimento, causa dor de cabeça e pode gerar câncer.Acetona: utilizada como removedor de esmaltes. Causa irritação na pele, na garganta e dor de cabeça.
Amônia: utilizada para limpeza de banheiros. É adicionada pelos fabricantes para aumentar a absorção de nicotina.
Cádmio: Presente em pilhas e baterias. Metal altamente tóxico que causa danos aos rins e ao cérebro.
Formol: Utilizado para conservar cadáveres. Provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrointestinais.
Fósforo (P4ou P6): Utilizado para matar ratos.
Methopren: Inseticida usado como antipulgas. Provoca irritação na pele e lesões no aparelho respiratório.
Naftalina: Veneno empregado para afastar baratas. Contato prolongado ataca rins e olhos.
Pólvora: É adicionada ao cigarro para facilitar a queima. Explosivo que provoca tosse, falta de ar e câncer.
Xileno: Cancerígeno presente em tintas spray. Causa tontura, dor de cabeça e perda de consciência.
Ingredientes degradantes
Alcatrão: Ele e outros resíduos do cigarro são os grandes causadores de câncer. Por onde a fumaça passa, pode surgir um câncer: boca, garganta, pulmão são os órgãos mais visados, colo do útero e também bexiga.Filtro: Leva 100 anos para se deteriorar. Enquanto isso fica poluindo o meio ambiente.
Folhas de Tabaco: Para que fiquem próprias para fazer cigarro, levam muito fertilizante, pesticida e desbrotante em cima. Estas também chegam até os pulmões do fumante.
Monóxido de carbono: O mesmo que sai do escapamento dos carros, quase na mesma concentração, misturado a um "coquetel" de substâncias tóxicas. Afeta quem traga e também quem respira sem querer.
Fonte: www.joinville.udesc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário