terça-feira, 5 de abril de 2011

DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO NA LIÇÃO DE CASA


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)


1 - Não faça a atividade por SEU FILHO. O compromisso é dele;

2 - Participe, troque ideias, ajude no raciocínio de SEU FILHO. Mas, não dê respostas prontas;

3 - Organize tempo e espaço. É preciso um ambiente favorável para SEU FILHO estudar;

4 - Oriente, aponte os erros de forma construtiva. Não vale simplesmente apagar o que saiu errado, SEU FILHO está aprendendo;

5 - Incentive SEU FILHO a buscar os acertos. Diga que muitas vezes precisamos recomeçar;

6 - Não caracterize a atividade como difícil ou sem relevância, isso pode desmotivar SEU FILHO. Procure a escola e informe-se sobre os conteúdos trabalhados;

7 - Confie nas potencialidades de SEU FILHO. Aproveite a atividade de casa e faça dela um meio para que você aprenda a conhecer os limites e possibilidade de SEU FILHO.
  
8 - Estabeleça um horário para que a criança faça a lição de casa. Ter rotina é uma necessidade do aluno e essa rotina irá nortear os rumos de aprendizagem do aluno.

9 - Ajude a criança a arrumar os materiais antes de começar a lição. A verificação de material é imprescindível para que o aluno aprenda que deve ter um planejamento prévio para cumprir seus deveres. Isso acontecerá agora com as lições e no futuro o ajudará em seu emprego.

10 – Siga a orientação de o aluno sempre anotar o cabeçalho e a comanda antes de fazer a lição propriamente dita. Se o aluno faz só a resposta da lição, esta não terá o mesmo efeito. Se uma pessoa qualquer pegar o caderno, não identificará a data em que a lição foi feita e não compreenderá o que foi feito, já que não tem as instruções. A separação de uma lição de outra também ajuda. Pintar uma linha ou fazer um exercício gráfico dá um efeito de maior organização, que é exatamente o que eles mais precisam neste momento.

11- Mesmo que a criança não saiba ler ainda, procure não fazer a lição para ela. Ajude-a ensinando como pescar e não dando o peixe. Peça para que procure o nome da escola em outra lição, faça uma plaquinha de consulta ou até mesmo use um cabeçalho. Eu sei que a inteção é ajudar o filho, mas na realidade, o pai que faz a lição para poupar o filho, está atrapalhando seu desenvolvimento. Agora não parece muito, porém isso surtirá um efeito extremamente negativo nos anos que se seguirão, pois as outras crianças serão autônomas e esta criança não.

12 – Se o aluno não sabe ler ou tem dificuldade, não hesite em ler a comanda para ele, desde que a lição seja completamente feita pelo aluno. Em caso de lições que necessitem escrita, basta perguntar ao invés de responder. Por exemplo: lista de palavras com D. O que começa com D? A criança responde DADO. O pai então questiona como será que é escrita esta palavra e auxilia sempre com perguntas do tipo ‘Como é o DA? É o mesmo DA de DANIELA, como será que é?’ e assim por diante. Quanto mais perguntar, mais eficaz será o resultado da lição. Não é a escrita final que conta neste caso e sim como o aluno chegou àquela escrita.

13 – Tenha muita paciência. Crianças de primeira série se distraem com muita facilidade. Uma das tarefas ‘secretas’ da lição de casa é treinar a concentração da criança. Se ela se distrai muito facilmente, procure um ambiente mais calmo e sempre volte a atenção para a lição. Ensine o aluno a pensar em uma coisa por vez… pensar em várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aprendizado.

Lembre-se: Filhos nos fazem aprender a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário